terça-feira, 20 de janeiro de 2009



Hoje fazendo uma hora aqui na net me deparei com uma crônica, em um site que nunca tinha visto, mas que chega a doer de tão verdadeira. A crônica começa abordando a origem da palavra traíra. Não, não é o peixe. Embora tenha grande relação. É a pessoa mesmo. É de onde veio o nome para descrever a pessoa: do peixe ou do verbo trair??
A crônica segue dizendo que só o tempo mostra quem realmente as pessoas são. Que até que se prove o contrário, todas as pessoas são boas e merecem confiança. Depois podem demonstrar ser o que não são. Esta é a opinião do autor.
Mas no fundo, o que eu penso não é muito diferente. As situações, o dia-a-dia, o cotidiano tem me mostrado que, INEVITAVELMENTE, o tempo mostra como as pessoas realmente são. Elas podem tentar esconder, podem tentar dissimular, mas as máscaras sempre caem. Podem cair para o bem ou para o mal. A pessoa pode “ser” brava, mal humorada, mas com o tempo a mascara de “monstro” cai e a simpatia toma conta do rosto.Ou também pode acontecer da “chapeuzinho vermelho” virar o “lobo mau”. E isto é mais comum do que se pensa.
Vestir máscaras pode ser muito fácil, mas quem faz isso acaba pagando um preço muito alto. E, por mais que o “desmascarado” jure que não se importa com isto, lhe fere fundo e marca pra sempre. E as conseqüências sempre estarão na lembrança dos demais.
Ao contrário do autor da crônica, tenho um sexto sentido, que me alerta quando a pessoa não é aquilo que se pensa. Só que às vezes ele falha ou eu insisto em ignora-lo. Nem sempre o sinal está bom, eu acho. E daí acontece o que acontece.
Já aconteceu muito comigo. E pior que eu não aprendo. Acho que ninguém aprende. Afinal, sempre achamos que as coisas podem ser diferentes desta vez. A simpatia, o sorriso pode ser verdadeiro. Pra mim, existe uma coisa que mostra a verdade: os olhos. Estes nunca mentem. É só aprender a interpretar, mas quando se trata de amizades e de relações neste mundinho virtual tudo fica mais complicado.
Estar alerta às pessoas que nos cercam, observando-as, nunca é demais.
Mas cá entre nós: sempre vai acontecer de novo não vai?
E, de novo, o tempo mostrará como as pessoas são de verdade…

2 comentários:

Kenia Soares disse...

foi mal coloquei comentario anterior no blog errado! o seu era este:

é verdade por isso muito casamento acaba depois de um tempo (ate pouco tempo)

Kenia Soares disse...

o anterior eu apaguei.